Nona Sessão Ordinária do Primeiro Semestre de 2019 da Decima Legislatura.

por adm publicado 29/04/2019 09h10, última modificação 29/04/2019 09h12

NONA SESSÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 DA DECIMA LEGISLATURA.

Realizou - se nesta ultima terça – feira, dia 16 do mês de abril do ano de 2019, às dez horas, no Plenário Agostinho Wolf, a 9ª Sessão Ordinária do 1º Semestre de 2019 da 10ª Legislatura, onde reuniram-se ordinariamente os senhores vereadores sob a Presidência do vereador Osmar Marques do Amaral, secretariado pelo vereador Gilson Oliveira Ferreira – 1º Secretário; Vice-Presidente vereadora Vera Cruz e 2º Secretário vereador Junei Carlos Machado; com a presença dos demais vereadores: Alci Paim da Silva, Luiz Carlos Marques, Ricardo dos Santos Miranda, vereadora Valdirene Regis Soligo e Zelmo Coinete Pinto. Presidente declarou aberta a Sessão Ordinária, abrindo os trabalhos, foi feita a leitura das seguintes matérias:

 LEITURA DOS DOCUMENTOS RECEBIDOS DO PREFEITO:

 - Ofício Convite nº 040/2019, para uma Audiência Publica do Executivo Municipal.

PROPOSIÇÕES APRESENTADAS PELOS VEREADORES:

- Indicação nº 21/2019 de autoria do vereador Alci Paim, ao senhor Prefeito Municipal, com cópia a Secretária Municipal de Saúde – Vanir Ferreira Linares Filha, solicitando que seja realizado nas escolas um trabalho de conscientização junto aos alunos no intuito de que eles aprendam a fazer Coleta Seletiva do Lixo, bem como que seja instalado essas lixeiras em todas as escolas.

 COMUNICAÇÃO DOS LIDERES DE BANCADA:

 Usou da palavra a vereadora Professora Verinha, falando como líder do Prefeito Municipal, reforçando a importância do Ofício nº 040/2019 que esta Casa de Leis recebeu do Executivo.

  PALAVRA LIVRE AOS RELATORES DAS COMISSÕES:

 - Vereadora: Valdirene Soligo, falando como Relatora da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, emitindo parecer favorável da referida Comissão aos Processos do TC/MS (Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul) nº 027180318220621/2012. 5929/2019 referente ao Orçamento Programa Relatório Resumido de Execução Orçamentário, Balanço Geral de 2012 Volumes I, II e III da Prefeitura Muncipal de Aral Moreira – MS, passando-o para o senhor Presidente.

PASSANDO PARA O GRANDE EXPEDIENTE:

 INSCRIÇÕES DOS VEREADORES:

 - Alci Paim, defendeu a Indicação de sua autoria.  

- Gilson-Bicão, questionou da forma que esta sendo construídos os meios fios em nossa cidade. Informou que nos dias 24 e 25 nosso hospital estará encaminhando o enfermeiro Edson para fazer capacitação no Hospital do Amor em Barretos – SP. Pediu para que seja encaminhado Votos de Pesar a família enlutada da saudosa Araci Wider pelo seu falecimento em no dia 10 do corrente mês e finalizando cobrou do Secretário Municipal de Obras, a contratação  das garis em nosso município.

- Junei Machado, solicitou ao Secretário de Obras a construção de quebra-molas e calçadas no bairro Ypê e parabenizou os serviços de tapa buracos, esperando que seja feito em todas as ruas de nossa cidade.  

 - Carlinhos Marques, agradeceu ao convite do Executivo para Audiência Publica, e os vetores - Janete e Alison pelos serviços de fumasse em combate a dengue e cobrou sobre os terrenos baldios que precisam se limpos. Cobrou do Secretário de Obras quanto aos buracos existentes nas ruas de nossa cidade, do patrolamento das nossas estradas vicinais, das reposições das luminárias. Cobrou da Secretária Municipal de Saúde, os carros que vieram através do Deputado Renato Câmara e contra partida do Município, que o Assentamento foi contemplado, mas Vila Marques ficou a mercê. Comentou sobre sua ida ao hospital com os vereadores Alci Paim e Ricardo Enfermeiro fiscalizar e sobre a emenda que ele solicitou ao Deputado Fábio Trad, para aquisição de ares condicionados para atender a escola municipal Joaquim Moreira Lopes e contra partida do município.

 - Ricardo Enfermeiro, perguntou a líder do Executivo nesta Casa vereadora Professora Verinha, se a alguém responsável pela Aldeia Guassuti, justificando o porque, bem como parabenizando os indígenas pela passagem de seu dia. Falou sobre o pronunciamento do Ministro da Saúde Henrique Mandetta, bem como falando que encaminhou Ofício ao mesmo contendo reivindicações em prol de nossa população. Comentou a respeito dos trabalhos realizados pelos funcionários da área da saúde de nosso município, e da falta de valorização para com os mesmos.

 - Valdirene Soligo, esclareceu a população sobre os Projetos que se encontram em sua Comissão de Legislação, os quais estão sendo analisados, e sobre a audiência pública que será realizada para que todos os funcionários públicos possam participar. Comentou sobre as respostas aos Requerimentos que ela encaminhou ao Executivo e sobre os buracos existentes nas ruas de nossa cidade e da pavimentação asfáltica e meio fio que estão sendo realizados, mas iram tirar suas dúvidas com os engenheiros responsáveis.

 - Professora Verinha, falou que em momento algum a comunidade de Vila Marques ficou desatendida com veículos para atendê-los na área da saúde,  da contratação de motoristas para atender os demais distritos, sobre os agendamentos, da programação por parte da saúde que haverá uma unidade de pronto atendimento que irá atender toda nossa população todos os dias e até nos finais de semana, só estão aguardando a reforma do Posto. Comentou sobre sua viagem a Brasília, deixando seus agradecimentos ao Ministro Mandetta toda a sua Assessoria e da Senadora Soraya, pela liberação dos recursos que irá concluir a reforma do Posto UBS Cirilo Rossati. Comentou sobre a agenda no Ministério Regional, e no Ministério da Agricultura; do que foi solicitado no Ministério do Turismo; do que foi solicitado ao Deputado Beto Pereira; anunciou que está sendo solicitado o recapeamento geral da Avenida Mato Grosso e finalizando falou sobre a responsabilidade da construção dos meios fios e sobre a contratação das garis.

 - Professor Zelmo, falou que visitou junto com o Secretário de Obras as ruas de nossa cidade para que seja executado os serviços de tapa-buracos e resolver a situação das bocas de lobos. Finalizando agradeceu e pediu aos pais dos alunos para acompanharem seus filhos até a delegacia para fazerem seus documentos para que eles possam acompanhar os jogos.

 - Osmar Amaral, deixou seus agradecimentos ao senhor Prefeito pelo convite para a audiência pública e ao Secretário de Obras, propôs parceria para que juntos possamos resolver a questão das estradas vicinais junto com as Agesul, bem como comentando sobre as suas reivindicações encaminhadas ao mesmo, pedindo sua atenção. Informou que os engenheiros tanto do Executivo como o da firma que esta realizando os serviços de pavimentação asfáltica nas ruas de nossa cidade, já foram convidados para virem até esta Casa prestar esclarecimento sobre os meios fios e calçadas. Dirigiu-se a vereadora Valdirene Soligo, pedindo para que a mesma mude a data da audiência pública, devido a semana comemorativa do aniversário de nossa cidade, para que todos os funcionários possam participar. Parabenizou todos os indígenas pela passagem de seu dia. Destacou a importância de todas as reivindicações dos senhores vereadores.

Após colocou em apreciação do Plenário o Requerimento Verbal de autoria do vereador Gilson-Bicão, para que seja encaminhado votos de pesar a família enlutada da saudosa Araci Wider pelo seu falecimento ocorrido no último dia 10 do corrente mês. Onde deixaram seus sentimentos aos familiares os vereadores: Carlinhos Marques, Osmar Amaral, Professor Zelmo, Alci paim e Professora Verinha. Finalizando informou a todos que a Sessão Ordinária do dia 23 será adiada para o dia 22 devido ao fato de que eles estarão se deslocando a Brasília em prol de recursos para o nosso município.

Na sequencia o senhor Presidente declarou encerrada a presente Sessão Ordinária, convocando os senhores vereadores para a próxima Sessão que será realizada no dia 22 de abril de 2019, às 10 horas, neste Plenário Agostinho Wolf.