Sétima Sessão Ordinária do Primeiro Semestre de 2019 da Decima Legislatura.

por adm publicado 04/04/2019 11h30, última modificação 10/04/2019 10h54

SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 DA DECIMA LEGISLATURA.

Realizou - se nesta ultima terça – feira, dia 2 do mês de abril do ano de 2019, às dez horas, no Plenário Agostinho Wolf, a 7ª Sessão Ordinária do 1º Semestre de 2019 da 10ª Legislatura, onde reuniram-se ordinariamente os senhores vereadores sob a Presidência do vereador Osmar Marques do Amaral, secretariado pelo vereador Gilson Oliveira Ferreira – 1º Secretário; Vice-Presidente vereadora Vera Cruz e 2º Secretário vereador Junei Carlos Machado; com a presença dos demais vereadores: Alci Paim da Silva, Luiz Carlos Marques, Ricardo dos Santos Miranda, vereadora Valdirene Regis Soligo e Zelmo Coinete Pinto. Presidente declarou aberta a Sessão Ordinária; Abrindo os trabalhos, foi feita a leitura das seguintes matérias:

 LEITURA DOS DOCUMENTOS RECEBIDOS DO PREFEITO:

 - Ofício nº 32/19 do Executivo.

- Ofício Convite nº 15/19 do Diretor de Esportes.

- Ofício nº 005/19 do Presidente do conselho Municipal de Saúde.

 LEITURA DOS DOCUMENTOS RECEBIDOS DIVERSOS:

 - Convite da Assembléia Legislativa, por intermédio do Deputado Jamilson Name.

- Ofício n° 42/19 da Chefe de Cartório Thais Aparecida Santos da Silva.

- Ofício nº 001/19 desta Casa de Leis, o qual foi entregue na União das Câmaras de Vereadores de MS, no Seminário.

- Exemplar da Revista MS Industrial.

PROPOSIÇÕES APRESENTADAS PELOS VEREADORES:

 - Apresentação de Requerimento Verbal da vereadora Valdirene Soligo, para que seja transmitido votos de Pesar a família enlutada da saudosa Enedir Maria Thomazoni, pelo seu falecimento ocorrido no último dia 29 do corrente mês.

MATÉRIAS EM TRAMITAÇÕES NAS COMISSÕES:

 A Relatora da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Vereadora Valdirene Soligo, relatou o parecer favorável ao Projeto de Resolução nº 131/2019, de autoria dos vereadores – Luiz Carlos Marques, Osmar Marques do Amaral, Valdirene Regis Soligo, Ricardo dos Santos Miranda e Alci Paim que dispõe sobre a Alteração da Redação do Artigo nº 13 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Aral Moreira/MS e § 4º. Bem como informando que sendo contrário ao parecer o vereador Junei Carlos Machado, ficando dois a favor e um contrário.

O senhor presidente, colocou em apreciação do Plenário, em Única discussão e votação do Projeto de Resolução nº 131/2019 de autoria dos vereadores Luiz Carlos Marques, Osmar Marques do Amaral, Valdirene Regis Soligo, Ricardo dos Santos Miranda e Alci Paim, que dispõe sobre a alteração da redação do artigo nº 13 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Aral Moreira/MS e § 4º.

Aberta a discussão: se manifestando os vereadores: Carlinhos Marques, falando que todos foram autores da elaboração deste projeto, que esta alteração do Regimento Interno, é para adequação de acordo com o que dispõe a Lei Orgânica do município. E Vereadora Professora Verinha, pedindo que a votação e decisão em torno deste Projeto seja registrado na integra por esta Casa e ficar registrado na Ata desta Sessão.

Encerrada a discussão, ninguém mais se manifestando, passou-se para votação, ficando aprovado o Projeto de Resolução nº 131/19 de autoria dos vereadores: Luiz Carlos Marques, Osmar Marques do Amaral, Valdirene Regis Soligo, Ricardo dos Santos Miranda e Alci Paim, pela maioria de três contra e cinco a favor, sendo contrários os vereadores: Professora Verinha, Junei Machado e Professor Zelmo, a favor os vereadores - Carlinhos Marques, Valdirene Soligo, Gilson-Bicão, Ricardo Enfermeiro e Alci Paim.

PASSANDO PARA O GRANDE EXPEDIENTE:

INSCRIÇÕES DOS VEREADORES:

- Carlinhos Marques, deixou seus agradecimentos ao Governo do Estado e Agesul, pelos trabalhos que estão sendo realizados na Rodovia MS 485. Chamou a atenção do Secretário de Obras, quanto a limpeza no Bairro Planalto, devido ao mosquito da dengue. Finalizando, comentou sobre o Projeto de Resolução nº 131/19.

- Ricardo Enfermeiro, cobrou novamente o Secretário de Obras a retirada dos entulhos no Distrito de São Luiz. Informou que encaminhou Ofícios aos Senadores Federais e Ministro da Saúde, contendo reivindicações em prol de nosso Município. Lembrou que hoje é dia da conscientização do autismo, falando sobre os sintomas e dificuldades que eles enfrentam.

- Professora Verinha, anunciou a publicação do Diário Oficial da União, sobre o Projeto Avançar cidades. E informou que a equipe de Projetos do Executivo esteve na cidade de Dourados, em audiência na Caixa Econômica concluir a aprovação da Caixa quanto a emenda parlamentar do Ex-Deputado Geraldo Resende, para reforma e ampliação de nosso Hospital.

 - Professor Zelmo, deixou seus agradecimentos aos colaboradores, atletas e população que se fizeram presentes no torneio beneficente em prol da senhora Cida. Falou sobre a abertura e apresentações dos jogos em comemoração ao aniversário de nosso município, informando local, horário, dia e modalidades, bem como colocando um espaço a disposição dos comerciantes que queiram no dia da abertura dos jogos montarem suas barracas, que os mesmos podem procurar o senhor Jânio - Diretor de Esportes. Deixou seus agradecimentos a Secretária Municipal de Educação pela atenção a secretaria de esportes.

 - Alci Paim, comentou sobre ida a Ponta Porã, junto com o vereador Ricardo Enfermeiro, senhor Prefeito e Ex-Deputado – Geraldo Resende, na entrega das viaturas.

- Gilson-Bicão, falou que o Pastor da Igreja Pentecostal, solicitou-lhe a doação de um terreno para a construção de uma nova cede, explicou ao mesmo como é feita a doação destes terrenos. Comentou sobre os serviços de reposição de luminárias. Solicitou ao Executivo a contratação das varredeiras de ruas. Cobrou também a construção de quebra-mola próximo à residência do senhor Cesar Marques.  Finalizando informou a chegada da carreta do Hospital do amor em nosso município.

- Osmar Amaral, estendeu agradecimentos a vinda da carreta da justiça em nosso município, atender nossa população, o convite do Diretor de Esportes para a abertura dos jogos e o convite para a quinta conferência da Saúde. Agradeceu o senhor Paulo Cardinal pela doação dos cascalhos. Falou sobre o Ofício do Vereador Ricardo Enfermeiro, onde ele está solicitando a reativação do SIS Fronteira. Finalizando informou ao Secretário de Obras, a situação em que se encontra a mina localizada próxima a propriedade do senhor Anunfo Miranda, no Distrito de Rio Verde do Sul.

Na sequencia o senhor Presidente declarou encerrada a presente Sessão Ordinária, convocando os senhores vereadores para a próxima Sessão que será realizada no dia 09 de abril de 2019, às 10 horas, neste Plenário Agostinho Wolf.